Início das aulas

22/10/2025

* A data de início poderá sofrer alterações
Carga horária

TOTAL: 420 HORAS 
15 meses + TCC

Certificado

USP

(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Modalidade

CURSO ONLINE
(Plataforma Moodle)

Período

QUARTAS-FEIRAS

Das 20h às 22h

Contextualização do Curso

O MBA USP REGULAÇÃO EM SANEAMENTO prepara o profissional para atuar no campo da regulação aplicada ao setor de saneamento com altos níveis de qualificação e atualização profissional. Elaborado pelos docentes da FEA USP Ribeirão Preto, o curso fornece conhecimentos amplos para que o pós-graduando seja capaz de tomar e orientar decisões regulatórias sobre temas como engenharia, arcabouço jurídico, normas regulatórias e equilíbrio econômico-financeiro dentro das organizações atuantes no setor. Com visão estratégica e conhecimentos avançados sobre o Novo Marco Legal do Saneamento, o profissional estará extremamente apto para atuar na área em um cenário de inovação e universalização dos serviços. 



PARCERIA EXCLUSIVA ABAR - ASSOCIADOS TÊM 20% DE DESCONTO

Há quase 25 anos a ABAR - Associação Brasileira de Agências Reguladoras – busca ajudar no aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.

FUNDACE fez uma parceira com a ABAR onde oferece exclusivamente desconto de 20% nas matrículas do MBA USP Regulação em Saneamento - EAD AO VIVO‌


Saiba mais sobre o curso
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO
Para quem é indicado?



O curso é direcionado a profissionais das áreas de saneamento, planejamento, regulação e meio ambiente. Também é indicado para engenheiros, gestores, consultores, advogados e especialistas em PPPs que atuam em concessionárias ou órgãos públicos e buscam aprimoramento técnico na área.


PARA QUEM ESTE CURSO É INDICADO?
DESAFIOS DO SANEAMENTO

A recente legislação atribuiu novos e desafiadores papéis para os reguladores do setor de saneamento no Brasil. Para que o desafio da universalização seja alcançado até 2033, caberá aos reguladores a difícil tarefa de atualizar, modernizar e padronizar suas normas de referência.

TEMAS CHAVE PARA O SETOR

O desafio do setor exige que os agentes reguladores ampliem e atualizem seus conhecimentos em temas como regulação, revisão tarifária com incentivos, reajuste e reequilíbrio econômico-financeiro, matriz de riscos, indenização de bens reversíveis, contabilidade e base de ativos regulatórios

FORMAÇÃO ESTRATÉGICA

O curso foi desenvolvido para preparar profissionais que desejam atuar com mais segurança e estratégia no novo cenário do saneamento básico no Brasil. Com foco prático e conteúdo atualizado, a formação oferece ferramentas essenciais para compreender a nova legislação, analisar o ambiente de negócios e identificar oportunidades nesse setor em plena expansão.

Conteúdo programático do mba

Panorama do Saneamento no Brasil
Teoria Econômica
Regulação Econômica
Economia do Setor Público



Direito Direito Administrativo
Direito Regulatório Aplicado ao Saneamento
O Novo Marco do Saneamento Básico
Direito Financeiro: Orçamento e Gasto Público

Contabilidade Geral
Contabilidade Regulatória
Planejamento Tributário
Estruturação de Agência Reguladora

Matemática Financeira I
Matemática Financeira II
Modelagem Econômico-Financeira e Valuation
Financiamento em Infraestrutura

Tópicos em Regulação
Controle Patrimonial e Base de Ativos Regulatória
Dimensionamento de OPEX e CAPEX
Análise de Demonstrações Financeiras
Projeção de Demanda
Custo de Capital
Metodologia de Revisão Tarifária
Metodologia de Reajuste Tarifário
Fiscalização e Indicadores
Controle Social dos Serviços de Saneamento
Indenização de Bens Reversíveis
Tópicos Avançados I
Tópicos Avançados II
Tópicos Avançados III

Coordenação

Prof. Dr. Rudinei Toneto Júnior

Professor Titular da FEA-RP/USP, com sólida trajetória acadêmica na área de Economia e forte atuação em pesquisa sobre desenvolvimento econômico e infraestrutura. Coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono da USP e tem se dedicado, nos últimos anos, à análise do déficit de acesso ao saneamento básico e dos determinantes de investimento no setor. Seus estudos focam mecanismos de financiamento e seus impactos no desenvolvimento econômico, com destaque para a expansão da bioenergia e infraestrutura ambiental.

Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud

Atualmente é professor doutor do Departamento de Economia da FEARP na Universidade de São Paulo, atuando também junto ao Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM USP). É atualmente coordenadosr do curso de Finanças e Negocios na FEARP USP, onde também já foi coordenador do curso de Economia. Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1992) e doutorado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1997). É Diretor-Presidente da FUNDACE. 

Perguntas frequentes sobre o curso

A seleção é feita através de análise curricular e entrevista;
A aprovação consiste no resultado conjunto de todas as etapas do processo;
Os candidatos devem portar diploma de graduação a título de Bacharel, Licenciatura ou Tecnólogo de instituição reconhecida pelo MEC.

Sim, interessados em Bolsas de Estudo devem preencher todos os requisitos do edital processo seletivo de concessão de bolsas.

Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Termo de Compromisso e Responsabilidade do Bolsista CLIQUE AQUI.

Não.
Os cursos de MBA USP são comercializados pela Fundace e têm descontos especiais para pagamento à vista, matrículas antecipadas e para empresas.

Mais informações sobre o investimento:
0800 77 300 70
(16) 3601-2700
atendimento@fundace.org.br

O aluno pode receber o certificado USP se cumprir os três critérios:
- Média final das avaliações online das disciplinas igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10)
* As provas respondem por 55% da nota dos alunos e acontecerão a cada seis meses;
- Nota do TCC também deve ser igual ou superior a 7,0 (em escala de 0 a 10);
- Frequência mínima de 75% nas atividades online.